Fibromiomas e Adenomiose2020-10-01T14:13:02+00:00

Fibromiomas e Adenomiose

Mais Informações

Fibromiomas e Adenomiose

Mais Informações

Tanto os fibromiomas como a adenomiose são patologias benignas do útero. Ambas afetam as mulheres entre os 30 e os 50 anos de idade e os sintomas são hemorragias abundantes durante o período, perda de muito sangue no período, dores durante a menstruação muito fortes, aumento do tamanho do útero – fazem com que a barriga esteja aumentada.

Fibromiomas uterinos são tumores benignos, muito prevalentes em 35% a 50% das mulheres, em que existe uma proliferação de músculo na parede do útero, classificados como submucosos, intra-murais ou sub-serosos. Atingem em média mulheres com 45 anos.

A Adenomiose é uma invasão benigna do endométrio no miométrio, com aumento das dimensões uterinas. Na parede do útero, no seio do suculo liso, observa-se uma proliferação de tecido ectópico, benigno, com glândulas endometriais e estroma.

Tem uma taxa de prevalência de 20%-25%. 20% das mulheres com adenomiose têm menos de 40 anos, sendo que a grande maioria (80%) das mulheres com adenomiose têm mais de 40 anos.

Pode ser classificada de difusa quando invade todo o útero ou focal quando invade apenas parte do útero.

fibromiomas e adenomiose

Pode existir hemorragia uterina anómala – durante o perído; fora do período, sintomas compressivos – recto, bexiga, aumento do abdómen, dores durante a menstruação, infertilidade, podem não ter sintomas.

1/3 assintomática
Hemorragia uterina no período (50%)
Dores no período (30%)
Hemorragia uterina fora do período (20%)
Dor durante o acto sexual
Infertilidade
Abortos

A embolização uterina é muito eficaz. É um tratamento minimamente invasivo, com a duração de 30 minutos e, permite preservar o útero, existindo ainda a possibilidade de engravidar.

Tratamento médico é mais eficaz quanto mais nova, 80% das mulheres com adenomiose têm 40-50 anos, frequentemente já tiveram várias gravidezes e filhos – fertilidade não é o problema.

A melhor opção para tratamento é a embolização para controlar os sintomas.

No caso da Adenomiose, de acordo com a idade e planos de gravidez, severidade dos sintomas/queixas, dos diferentes tipos de adenomiose, expectativas e objectivos de tratamento, é possível aconselhar as doentes sobre as melhores opções para tratamento.

Artigos e Testemunhos

Fibromiomas e Adenomiose

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim