Embolização do Varicocelo2022-04-11T15:38:44+00:00

Embolização do Varicocelo

Embolização do Varicocelo

Como é feita a Embolização do Varicocelo/ Varicocele?

É feita com o doente acordado, sob anestesia local. É introduzido um cateter na virilha direita ou numa veia do pescoço. O cateter é avançado até às veias dilatadas ou varizes perto do testículo. Quando se alcança este local são injectados produtos que permitem entupir ou bloquear estas varizes.

Este processo de bloqueio ou encerramento das veias chama-se de embolização. Permite, assim, tratar os sintomas (dor e aumento ou peso no testículo) e melhorar a função dos espermatozoides ao ocluir todas as veias dilatadas perto do testículo.

A embolização é totalmente indolor, dura cerca de 30 minutos e com recuperação imediata. O doente entra e sai pelo próprio pé, não precisa de ficar internado no hospital.

Porque é que ninguém me falou da embolização do varicocelo?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem depois de ouvirem falar, ou depois de serem tratadas por nós.

A resposta não é linear, mas em Medicina, procedimentos relativamente novos levam muito tempo a serem aceites pela comunidade médica em geral e ainda mais tempo a serem implementados.

Muitos médicos ainda desconhecem esta opção de tratamento. Os especialistas na área, têm medo em referenciar as doentes, pois não têm muita experiência.

Muitos médicos pensam que a embolização do varicocelo pode ser perigosa ou não ser eficaz. Nós já tratámos centenas de doentes com varicocelo, com excelentes resultados e sem complicações.

Como é a recuperação após a embolização do varicocelo?

É excelente, com uma recuperação imediata. No final do procedimento é colocado um penso na virilha ou no pescoço. Como se trata de um procedimento realizado através de uma veia, o doente pode ter alta e começar a andar normalmente 1 a 2 horas após o tratamento.

A recuperação é feita num quarto durante 2 horas. Geralmente os doentes não têm dores e poderão ter alta do hospital no mesmo dia da embolização, ou seja, um tratamento em ambulatório. Recomendamos um descanso ligeiro no próprio dia e evitar grandes esforços físicos no dia seguinte.

O retorno às práticas normais de vida diária pode ser imediato. Como o procedimento não causa dores, geralmente não é preciso nenhuma medicação. Contudo, em alguns casos de dor ligeira pode ser prescrita medicação analgésica para as dores e anti-inflamatória para diminuir a inflamação que possa surgir após a embolização.

Quando começo a notar diferenças no testículo?

Imediatamente. No próprio dia o doente nota que o testículo e bolsa escrotal tratado está menos inchado que antes do tratamento. A sensação de dor e peso que tinha no testículo afectado pelo varicocelo desaparecem logo no dia seguinte ao tratamento por embolização.

Nos casos de infertilidade e disfunção dos espermatozóides, o retorno à normal função dos espermatozoides pode levar entre 1 a 3 meses.

Quanto tempo dura o tratamento?

Geralmente o tratamento é definitivo, ou seja, dura para sempre.

Tive recidiva do varicocelo após cirurgia convencional, posso ser embolizado?

Por vezes, após a cirurgia, pode haver recidiva do varicocelo. Nestes casos, dependendo do tipo de cirurgia e das alterações efectuadas às veias testiculares, a embolização poderá ser mais difícil. Apesar de não ser possível garantir o sucesso da intervenção, pode sempre tentar-se.

Qual a relação do varicocelo com a minha função sexual?

Geralmente nenhuma. Ou seja, geralmente o varicocelo não causa disfunção sexual, nem está relacionado com a disfunção sexual. Da mesma forma, o tratamento por embolização não interfere com a função sexual.

Artigos e Testemunhos

Entre em Contacto

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    Go to Top