Hiperplasia Benigna da Prostata (HBP)

Mais Informações

Hiperplasia Benigna da Prostata (HBP)

Mais Informações

A HBP uma doença muito frequente nos homens. Presente em mais de 60% dos homens acima dos 60 anos de idade e alcançando quase 80% dos homens com mais de 80 anos.

Representa um crescimento do aumento do tamanho da próstata. Faz com que haja um aperto da uretra, o canal que permite esvaziar a bexiga.

Os sintomas da hiperplasia benigna da próstata podem ser de dificuldade em armazenar a urina ou em esvaziar a bexiga.

Geralmente os doentes queixam-se de dificuldade em começar a micção, jato urinário fraco, intermitência com uma micção que começa e para varias vezes, dificuldade em esvaziar a bexiga com a sensação de que fica urina na bexiga mesmo após urinar.

Isto leva a que tenham de urinar muitas vezes durante o dia. Outros doentes referem urgência em urinar, com algum ardor por vezes. O sintoma que tem impacto mais negativo nos doentes é geralmente a noctúria, ou seja, acordar a meio da noite várias vezes para ter de urinar

O tratamento é feito através de uma embolização prostática, técnica inovadora, menos invasiva do que a cirurgia e proporciona melhor qualidade de vida quando comparada com a medicação.

Não tem os efeitos adversos associados ao tratamento cirúrgico, nomeadamente: incontinência, perda de urina, disfunção erétil, perda da função sexual.

Aumenta qualidade de vida porque permite que os homens possam urinar melhor, vai evitar o contínuo crescimento da próstata e permite preservar a função sexual.

Não há bisturis, nem há cortes.

Os doentes entram de manhã e saem no próprio dia (ambulatório). Tratamento com recuperação imediata.

Mais de 80% dos doentes ficam curados.

A embolização prostática foi comparada com a cirurgia da próstata e demonstrou ser igualmente eficaz no alívio dos sintomas, e com menos complicações.

A recuperação após a embolização é muito melhor, com menos dor, sem necessidade de algaliação.

É um tratamento com uma excelente recuperação, sem dor, podendo beber e comer.

Muitos doentes voltam à vida normal no dia seguinte e já a notar melhorias na forma de urinar.

A maioria dos homens com HBP sintomática poderá ser um candidato à embolização prostática.

O candidato ideal é o doente com retenção urinária aguda com algália e que não consegue urinar. Geralmente após 2 semanas já pode tirar a algália e urinar com facilidade.

Com esta avaliação prévia podemos ter a certeza que estamos a tratar a hiperplasia benigna da próstata e a melhorar a qualidade de vida dos homens com sintomas do trato urinário.

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim