Varicocelo2022-04-11T15:34:11+00:00

Varicocelo

O que é o Varicocelo/Varicocele?

O varicocelo ou varicocele são dilatações de veias ou varizes em torno do testículo. Localizam-se em volta do testículo, no interior das bolsas escrotais ou escroto (pele que envolve os testículos), sendo muito mais frequentes à esquerda que à direita.

As veias responsáveis pelo varicocelo chamam-se de veias espermáticas ou testiculares e passam no interior do cordão espermático, no trajecto inguinal. 

O varicocelo é mais frequente à esquerda pois a veia testicular ou espermática esquerda drena para a veia renal esquerda com um ângulo recto, enquanto que a veia testicular ou espermática direita drena para a veia cava inferior com um ângulo mais favorável.

Quais as idades mais afectadas?

O varicocelo é um problema de saúde muito comum do homem, afectando até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência, ou seja, mais frequente entre os 15 e 25 anos. Contudo, pode ser detectado em qualquer faixa etária. Existe uma graduação da varicocelo:

Grau I – varicocelo pequeno, não visível, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal (tossir ou fazer força com a barriga);

Grau II – varicocele de tamanho médio, não facilmente visível, mas facilmente palpável.

Grau III – varicocele grande, facilmente visível e palpável.

Porque é que eu tenho um Varicocelo?

Não se sabe a causa exacta do varicocelo. O varicocelo forma-se quando as válvulas no interior das veias do cordão espermático ficam insuficientes.

Nestes casos o sangue venoso passa a refluir, ou seja, em vez de ir do testículo para cima, passa a refluir, acumulando-se em torno dos testículos, dentro das bolsas escrotais.

Isto causa inchaço ou edema com alargamento das veias, fazendo com que a bolsa testicular aumente de dimensões e podendo causar algumas dores.

O excesso de peso pode ser um fator de risco para a formação do varicocelo, mas na maioria dos casos não se sabe qual a causa.

Quais os sintomas do varicocelo?

Geralmente dá dor no testículo, sensação de peso no testículo ou aumento do tamanho do escroto (pele em volta do testículo). Como é muito mais frequente à esquerda, geralmente estas queixas são à esquerda.

As dores e sensação de peso no testículo causadas pelo varicocelo variam de intensidade, podendo ser apenas ligeiras ou muito intensas, aumentam com a prática de exercício físico, pioram ao longo do dia e melhoram quando o doente está deitado.

Como a congestão venosa no interior do varicocelo depende do efeito da gravidade, estes sintomas pioram com a posição erecta e vão-se agravando ao longo do dia.

Pode não dar dores ou sintomas e a única manifestação ser atraso no desenvolvimento do testículo (quando afecta as crianças) ou dificuldade em engravidar (quando afecta os adultos).

O varicocelo pode levar a disfunção dos espermatozoides fazendo com que o homem fique estéril.

Após tratar o varicocelo, geralmente os espermatozoides voltam a ter uma função normal.

Mesmo quando o varicocelo é unilateral pode levar à disfunção dos espermatozoides produzidos em ambos os testículos.

Numa fase inicial o varicocelo não é visível, contudo com o tempo, o varicocelo pode aumentar de tamanho e tornar-se visível.

varicocelo

Como posso tratar o varicocelo?

Existem duas opções para tratar o varicocelo: a cirurgia ou a embolização. A cirurgia é mais invasivo. A embolização permite uma recuperação mais rápida, com menos dores e menos efeitos adversos.

Artigos e Testemunhos

Varicocelo

Entre em Contacto

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    Go to Top