Blog

Prof. Dr. Tiago Bilhim

Problemas a Urinar ou na Ejaculação? Conheça todos os Sintomas da Hiperplasia Benigna da Próstata

 

problema na próstata

É frequente com o avançar da idade após os 40 e 50 anos de idade os homens notarem problemas a Urinar e na Ejaculação, como por exemplo o facto de o jato urinário já não ser tão forte, que a força da ejaculação também não e que progressivamente estas queixas se vão acentuando com o passar dos anos.

Outras queixas que também são frequentes e surgem com o avançar da idade incluem: urinar muitas vezes durante o dia, acordar várias vezes durante a noite para urinar, intermitência, não conseguindo urinar tudo de uma só vez, não conseguir esvaziar a bexiga, ter de fazer força para iniciar a micção e urgência para a micção, ou seja, não conseguir esperar.

Outros sintomas menos frequentes incluem sangue na urina ou no esperma, obstrução urinária em que não consegue urinar ou dores pélvicas. A disfunção eréctil acompanha frequentemente os doentes com estas queixas e com o avançar da idade. Nestes casos, a avaliação ao exame objetivo e a história clínica e os valores das análises, incluindo os valores do PSA (prostate specific antigen) medido no sangue permitem ter uma noção dos problemas em questão. Contudo, a ecografia renal, vesical e prostática é também essencial para esclarecer as causas das queixas dos doentes.

Na maioria dos casos, as queixas são devidas à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Contudo, outras causas menos frequentes como cancro da próstata e da bexiga ou rins devem ser excluídas. Sintomas de dificuldade em urinar, urina ou esperma com sangue e dores pélvicas devem justificar uma avaliação dirigida.

Para saber mais sobre hiperplasia benigna da próstata (HBP), tratamentos preservadores da função sexual, embolização prostática e tratamentos minimamente invasivos para a próstata, preencha o formulário abaixo!

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim
2020-12-11T16:22:57+00:00