Blog

Prof. Dr. Tiago Bilhim

Recuperação depois do tratamento por Embolização

recuperação após o tratamento por embolização

Após o tratamento por embolização, a maioria dos doentes não tem qualquer dor e o processo de recuperação é bastante rápido. O recobro é feito numa sala próxima à sala de angiografia onde foi feita a embolização.

Se o acesso vascular para a colocação do cateter foi realizado no punho esquerdo, é colocada uma pulseira no final da embolização e poderá andar livremente no quarto enquanto recupera da intervenção.

Se o acesso vascular foi na virilha, é colocado um penso a virilha e terá de ficar em repouso na cama 4 horas até poder começar a andar novamente. A recuperação é feita num quarto durante 4 horas. Geralmente os doentes não têm dores e poderão ter alta do hospital.

A recuperação é imediata, sendo que os doentes podem comer logo após o tratamento e não têm dores nem hemorragia. Praticamente todos os doentes após a embolização têm alta do nosso hospital no mesmo dia da embolização e podem ir para casa pelo próprio pé.

A recuperação é imediata e sem dores. Poderá haver algum ardor ao urinar e vontade de urinar muitas vezes nos primeiros 2 dias após a embolização prostática. Nos casos de embolização uterina por vezes pode haver alguma dor ou náuseas e vómitos após a embolização, pelo que prescrevemos medicação para o efeito e geralmente não podem comer imediatamente após a embolização uterina.

Na embolização prostática raramente poderá haver algum sangue na urina, esperma ou fezes que passa ao fim de 1 ou 2 semanas. É prescrita uma medicação anti-inflamatória para reduzir a inflamação causada pela embolização e um antibiótico para prevenir infecções urinárias.

Esta medicação é iniciada 2 dias antes da embolização e mantida por uma semana. Como geralmente não há dores, a medicação analgésica apenas é usada se necessário. Nos dias seguintes à embolização uterina, poderá haver algumas dores e náuseas controladas com a medicação que prescrevemos.

recuperação após embolização

A recuperação após a embolização do varicocelo é excelente, com uma recuperação imediata.No final do procedimento é colocado um penso na virilha ou no pescoço.

Como se trata de um procedimento realizado através de uma veia, o doente pode ter alta e começar a andar normalmente 1 a 2 horas após o tratamento. A recuperação é feita num quarto durante 2 horas.

Geralmente os doentes não têm dores e poderão ter alta do hospital no mesmo dia da embolização, ou seja, um tratamento em ambulatório. Recomendamos um descanso ligeiro no próprio dia e evitar grandes esforços físicos no dia seguinte.

O retorno às práticas normais de vida diária pode ser imediato. Como o procedimento não causa dores, geralmente não é preciso nenhuma medicação. Contudo, em alguns casos de dor ligeira pode ser prescrita medicação analgésica para as dores e anti-inflamatória para diminuir a inflamação que possa surgir após a embolização.

Para saber mais sobre fibromiomas uterinos, adenomiose ou varizes pélvicas, varicocelo, hiperplasia benigna da próstata (HBP), tratamentos preservadores da função sexual, embolização e tratamentos minimamente invasivos, preencha o formulário abaixo e entre em contacto comigo!

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim
2021-08-02T14:19:22+00:00