Blog

Embolização Uterina

A localização do fibromioma importa?

localização fibromiomas

As principais queixas

Normalmente, as mulheres que marcam consultas com o Prof. Dr. Bilhim vêm com diagnósticos de fibromiomas uterinos, que são tumores benignos que se desenvolvem no útero e que lhes provocam queixas frequentes.

Estas queixas costumam ser hemorragias uterinas intensas, dores pélvicas muito fortes no período pedi-menstrual, aumento do tamanho do amdómen e vontade frequente de urinar devido à compressão na bexiga provocada pelo aumento de tamanho do útero.

Contudo, nem todas as mulheres que sofrem desta condição têm os mesmos sintomas, pois estes variam de acordo com o número e tamanho dos fibromiomas, e principalmente da sua localização no útero pois nem todos eles estão localizados na mesma zona do útero.

A localização é importante?

Normalmente, os fibromiomas que se encontram na cavidade central do útero são os que dão mais dores e são os que, consequentemente, as mulheres se queixam mais de hemorragias uterinas.

Depois, também temos os fibromiomas se encontram na parede do útero e esses, dependendo do seu tamanho, podem provocar hemorragias e dor pélvica.

Finalmente temos os fibromiomas que crescem para fora do útero, e são tumores que geralmente podem alcançar grandes dimensões e normalmente manifestam-se através da compressão dos restantes orgãos pélvicos, como a bexiga, ou através do aumento do tamanho da barriga.

Existem sempre sintomas?

Não, também existem os casos das mulheres que não têm sintomas, ou seja, assintomáticas e que normalmente os seus fibromiomas são bastante pequenos.

Estas mulheres não têm indicação para qualquer tipo de tratamento, contudo, em situações pontuais os fibromiomas podem chegar aos 15cm ou 20cm de eixo, e quase passam por uma gravidez pois o útero cresce para fora.

Por causa deste fator, as queixas não são apenas relacionadas com o fibromioma, mas também com a localização que este tem dentro do útero.

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    By |2022-10-14T09:54:49+00:00Setembro 29th, 2022|Embolização Uterina|0 comentários

    Deixe o seu comentário

    Go to Top