Blog

Prof. Dr. Tiago Bilhim

O Dia da Cirurgia – tudo o que tem de Saber!

dia-da-cirurgia

Parabéns! Optou por um tratamento minimamente invasivo como alternativa à cirurgia clássica – a embolização. Saiba os nossos concelhos para o Dia da Cirurgia!

No próprio dia existem algumas dicas e conselhos que deve seguir para tudo correr de acordo com o planeado!

1. Tome a medicação tal como foi explicado na consulta que teve comigo antes da embolização. Assegure-se que comprou todos os medicamentos que vai precisar para os dias seguintes à embolização e que sabe como tomar os medicamentos. Deve ter consigo todo um conjunto de folhetos informativos com toda a informação que necessita!

  2. No dia da embolização vá em jejum para o nosso hospital, ou seja, não coma nada. Como a embolização vai ser durante a manhã, irá almoçar após a embolização. Pode jantar mais tarde no dia anterior.

  3. Idealmente deve trazer um familiar ou amigo próximo para acompanhar durante o dia da embolização e que ajude a voltar para casa. Embora possa estar sem mais ninguém, é desejável que tenha algum acompanhamento durante o dia da embolização e na noite seguinte. Como a embolização é feita em ambulatório, os doentes têm alta no próprio dia. Fazem a embolização durante a manhã que dura aproximadamente 1 hora, recuperam no hospital durante 4 a 6 horas e voltam para casa a meio da tarde.

O atendimento é feito na recepção do Hospital. Posteriormente irá para um quarto do Hospital onde a equipe de enfermagem irá assegurar que tem tudo o que precisa.

Será colocado um acesso venoso periférico numa veia da mão ou do braço para infusão de soro e medicação. Finalmente será feita a preparação e encaminhamento para a sala de angiografia onde irá ser feita a embolização. Após a embolização, a primeira parte da recuperação é feita na sala ao lado da angiografia, sendo que as restantes 3 horas serão num quarto do Hospital.

Se o acesso para a colocação do cateter de embolização for no punho ficará com uma pulseira no punho e poderá andar imediatamente após o tratamento. Se o acesso for pela virilha, ficará com um penso compressivo na virilha e só poderá andar 4 horas após a embolização. Todos os sintomas como dores ou náuseas serão controlados com a medicação feita pelo acesso venoso na mão ou braço. Após a recuperação, os doentes têm alta e vão para casa, sem dores e com toda a medicação que prescrevemos. Durante todo o processo, um enfermeiro estará ao dispor para ajudar no que for preciso.

Um dos médicos irá passar pelo quarto após a embolização para ver como se sente e dar alta. Neste momento iremos rever toda a medicação e cuidados a ter nos dias seguintes à embolização. Toda esta informação, bem como os contatos da equipe médica de radiologia de intervenção serão facultados aos doentes tratados por embolização para assegurar um acompanhamento contínuo e dedicado.

Para saber mais sobre fibromiomas uterinos, adenomiose ou varizes pélvicas, varicocelo, hiperplasia benigna da próstata (HBP), tratamentos preservadores da função sexual, embolização e tratamentos minimamente invasivos, consulte https://tiagobilhim.pt/.

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim
2020-11-27T10:16:29+00:00