Testemunhos

Prof. Dr. Tiago Bilhim

Períodos menstruais prolongados – Embolização Uterina

embolização uterina

Recentemente tive a oportunidade de atender de novo uma paciente que conheci há cerca de 6 meses atrás, que queixava-se de ter muitas dificuldades associadas à sua menstruação.

As hemorragias eram recorrentes, de longa duração e causavam-lhe um desconforto extremo.

Esta condição chegou a causar anemia na paciente – a perda de sangue constante e em grande quantidade causou uma queda no conteúdo de hemoglobina, um dos nossos elementos essenciais, responsável por transportar  oxigénio dos nossos pulmões até todas as células do nosso corpo. Alguns dos sintomas associados a esta condição são um cansaço generalizado e recorrente, mesmo quando não existe razão para o ter, falta de apetite, tonturas, falta de ar e dores de cabeça.

Depois de analisar a condição da paciente, verificámos que ela apresentava vários fibromiomas uterinos que estavam a causar estes sintomas. Explicámos à senhora as suas diferentes opções, e em conjunto optámos por recorrer ao tratamento por embolização uterina – uma alternativa atual às operações tradicionais, que estão associadas a tempos de recuperação maiores e mais desconfortáveis para as pacientes.

O tratamento foi um sucesso. Tudo correu como previsto. A paciente chegou ao hospital da parte da manhã e depois de uma análise, realizámos o tratamento de embolização. O recobro foi feito numa sala próxima à sala de angiografia, onde realizámos a embolização, durante cerca de 4 horas. Durante este tempo, estivemos em monitorização constante da paciente, de forma a certificarmos-nos de que tudo estava a correr como planeado. A paciente nunca se queixou de dores, nem desconforto. No final do dia, a paciente conseguiu voltar a sua casa pelo próprio pé!

Na consulta mais recente a senhora estava completamente satisfeita, e escreveu-nos esta nota sobre o seu tratamento:

Boa tarde,

Antes do tratamento por embolização uterina estava muito mal, tinha muitas hemorragias, estava com anemia e não estava à vontade de sair de casa.

Era muito incómodo. Agora ando bem, tenho menstruação só de três dias, não tenho dores e ando muito bem.

Tenho uma vida nova; tudo graças a este tratamento! 

Cumprimentos

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

tiago bilhim