Testemunhos

Embolização Uterina

Testemunho – Ciclo menstrual com coágulos – Embolização Uterina

Como tudo começou

Março de 2022 foi um mês muito complicado para mim. Um mês em que temi pela minha vida e pela minha saúde de uma forma como nunca me tinha acontecido antes. Tudo começou em 2016 (quando tinha 29 anos) após um ciclo menstrual muito irregular e com perdas significativas, incluindo coágulos de grande dimensão. Dirigi-me às urgências de um hospital particular no Algarve e descobri que tinha um Mioma.

Estava com 5 de Hemoglobina, super fraca e fiquei internada para me ser administrada Transfusão de Sangue e de Ferro. Nessa altura tomei medicação (Esmya) e durante algum tempo a minha situação melhorou, conseguindo mesmo reduzir o tamanho do mioma.

O meu estado de saúde agravou-se no Verão de 2021, com grandes aumentos de hemorragia durante o ciclo menstrual, ciclos menstruais muito extensos (de 12 ou mais dias). Os meus ciclos também se tornaram bastante irregulares e com perdas abundantes, inclusive de coágulos.

Reavaliámos a minha situação e após uma Ressonância Magnética de 20 de Janeiro 2022, que indicava: Lateralizado à esquerda no corpo identifica-se um nódulo heterogéneo maioritariamente hipointenso em T2, medido com 72 x 65 x 64 mm (52 x 54 x 48 mm no exame anterior), atribuível a um leiomioma submucoso maioritariamente intramural.

Quando uma porta fecha, outra abre

Juntamente com a minha Ginecologista, tomámos a decisão de avançar com a toma do medicamento Ryeqo, iniciado em Fevereiro de 2022 e o qual parei a toma no dia 17 de Março, visto não estar a ter qualquer efeito positivo.

O mioma não sofreu qualquer alteração e continuei com grandes hemorragias (incluindo perda de coágulos), mesmo fora do ciclo menstrual que já se encontrava completamente irregular.

Além de uma hemoglobina de 8.3, no final de Março a minha Ginecologista comunicou-me que não dispunha de mais soluções para o meu caso e que deveria contactar o Dr. Tiago Bilhim para perceber se o meu caso poderia ser tratado com a Técnica Embolização Uterina.

Após esta notícia, fiquei desolada e muito preocupada com a urgência do meu caso e sentir-me novamente na estaca 0, sem quaisquer certezas. Apesar de já serem 10h da noite, escrevi um email ao cuidado do Dr. Tiago Bilhim explicando o meu caso e a urgência. No dia seguinte de manhã (terça) recebi um email do Dr. pedindo para a sua equipa marcar com a maior urgência uma consulta telefónica (por eu estar no Algarve) para o final dessa semana para que pudéssemos avaliar o meu caso.

A teleconsulta correu muito bem, conheci um Profissional super calmo, atencioso e prático, que tratou do meu caso como qualquer pessoa pode desejar. Havia disponibilidade para realizar a intervenção na semana seguinte e não hesitei em marcar…. A minha última esperança.

Os cuidados após o tratamento

Aconselho, se possível, a irem acompanhadas para realizar a intervenção, pois conforme me informaram a intervenção é completamente indolor! A minha foi realizada via pulso e apenas senti uma onda de calor na região pélvica.

O pós é que é bastante desconfortável conforme também já tinha conhecimento. Apesar de uma equipa muito disponível e prestável o desconforto que senti nas primeiras horas foi forte, uma sensação de ardor constante, má disposição e uma impressão constante de ter vontade de urinar (apenas impressão).

Com todos os analgésicos o regresso a casa (no próprio dia, o que é óptimo) foi complicado, pois estava completamente sedada e por isso referi que é importante irem acompanhadas, não só pelo tempo que estão a recuperar no Hospital como para todo o acompanhamento de regresso a casa.

Tomei a medicação prevista (apenas o necessário para reduzir as dores sem ter sido necessário recorrer aos analgésicos mais fortes) e fui melhorando nos dias seguintes, sendo que após 3 dias me sentia quase totalmente recuperada.

Passado 6 meses a RM indica que o mioma passou de 157cc (7cm) para 14cc (4cm), uma redução de 90% do volume inicial.

ciclo menstrual
ciclo menstrual

“Sou mais um “caso de sucesso!”

Conforme indicado pelo Dr. Tiago na nossa Consulta após 6 meses da intervenção, sou mais um caso de sucesso! Uma redução drástica do mioma, totalmente isquémico, mas mais do que isso a qualidade de vida que recuperei. Além da saúde e uma hemoglobina estável e com os níveis de Ferro normalizados, a confiança de fazer uma vida normal, sem condicionamentos! Ciclos menstruais e fluxo normalizados e sem perda de coágulos.

Eternamente grata a toda a equipa que me tratou, especialmente ao Dr. Tiago! Não há muitos profissionais como este Dr.! Grande profissionalismo, dedicação e super atencioso!

Parabéns pelo vosso trabalho que deveria ser amplamente mais conhecido!

Categorias

Entre em Contacto.

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    Entre em Contacto.

    Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

      2023-02-09T11:44:27+00:00Fevereiro 9th, 2023|Embolização Uterina - Testemunho|
      Go to Top