Blog

Embolização do Varicocelo

Varicocelo infantil: o que é, como afeta as crianças, quando tratar

varicocelo infantil

O que é o Varicocelo?

O varicocelo é uma dilatação anómala com tortuosidade das veias em volta dos testículos. Estas veias em volta do testículo são denominadas de plexo pampiniforme e drenam grande parte do sangue dos testículos.

O diagnóstico é facilmente feito pelo exame objectivo e confirmado por ecografia com Doppler demonstrando as veias ingurgitadas (>3mm de diâmetro) e refluxivas em torno do testículo.

Como é que o Varicocelo afeta as crianças?

O varicocelo pode afectar até 15% das crianças, sendo mais prevalente durante e após a puberdade. Afecta menos de 1% das crianças abaixo dos 10 anos de idade, 8% dos meninos entre os 11-14 anos e 14% dos adolescentes entre os 15-19 anos.

Pode afectar a função testicular, comprometendo o crescimento testicular e a produção dos espermatozoides. A abordagem do varicocelo nas crianças e adolescentes deve ser centrado na preservação da fertilidade futura.

O tratamento do varicocelo infantil está indicado quando há uma redução do tamanho e/ou do crescimento do testículo afectado ou quando leva a alterações do número e morfologia dos espermatozoides. Existe evidência moderada que o tratamento do varicocelo infantil beneficia o tamanho dos testículos e melhora o número, morfologia e motilidade dos espermatozoides.

Quando é que se deve tratar o Varicocelo infantil?

O tratamento do varicocelo deve ser efectuado quando o varicocelo dá sintomas como dor, aumento do volume ou peso da bolsa escrotal, atraso no crescimento testicular, assimetria do tamanho testicular, infertilidade ou alterações no espermograma.

O tratamento do varicocelo pode ser cirúrgico ou através da embolização. Várias meta-análises foram publicadas a comparar os resultados da cirurgia e da embolização no tratamento do varicocelo. Não existem dados que provem a superioridade de uma técnica de tratamento sobre a outra. A embolização é menos invasiva e com menores riscos de complicações. Contudo utiliza exposição a radiação ionizante (Raio-X) cujo impacto deve ser minimizado na população pediátrica.

Desta forma, a melhor opção de tratamento deve ser efectuada caso a caso e com base nos recursos locais e experiência local. Quer a embolização, quer a cirurgia provaram ser muito seguras e eficazes, tratando os sintomas, promovendo o crescimento testicular e melhorando o espermograma.

varicocelo infantil
Fontes

Alderson JH, O’Neil DC, Redmond CE, Mulholland D, Lee MJ. Varicocele Embolization: An assessment of the Quality and Readability of Online Patient Information. Acad Radiol. 2020 Jun;27(6):841-846. doi: 10.1016/j.acra.2019.08.005

Cannarella R, Calogero AE, Condorelli RA, Giacone F, Aversa A, La Vignera S. Management and Treatment of Varicocele in Children and Adolescents: An Endocrinologic Perspective. J Clin Med. 2019 Sep 8;8(9):1410. doi: 10.3390/jcm8091410

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    2022-08-11T10:10:50+00:00
    Go to Top