Blog

Embolização das Varizes Pélvicas

As varizes pélvicas causam infertilidade?

varizes pélvicas causam infertilidade

O que são varizes pélvicas?

As varizes pélvicas são veias que ficam ingurgitadas e dilatadas na região pélvica das mulheres em torno do útero e dos ovários. Devem-se frequentemente a doença refluxiva ou incompetência valvular das veias que drenam a região pélvica.

A veia mais frequentemente afectada é a veia ovárica esquerda, seguida pela veia ovárica direita e veias hipogástricas.

Quais são os seus sintomas?

Apesar de não ser uma causa frequente, alguns estudos demonstraram que as varizes pélvicas podem ser uma causa de infertilidade. As varizes pélvicas geralmente manifestam-se por dores pélvicas e varizes vulvo-vaginais, sendo que muito raramente podem estar associadas a quadros de infertilidade.

Outros sintomas raros de varizes pélvicas incluem:

  • ardor e frequência urinária;
  • cefaleias;
  • dores no período menstrual;
  • peso nas pernas;
  • desconforto ou peso pélvico;
  • edema vulvar;
  • corrimento vaginal e comichão/prurido;
  • sensação de “inchaço” pélvico;
  • náuseas.

Quando e como é que as varizes pélvicas devem ser tratadas?

O diagnóstico de varizes pélvicas pode ser efectuado por ecografia, TC ou RM demonstrando veias dilatadas (> 3mm de diâmetro) em torno do útero e ovários, com as veias ováricas com mais de 4-8 mm de diâmetro. Para avaliar o refluxo venoso é necessário realizar a flebografia durante o tratamento por embolização.

As varizes pélvicas devem ser tratadas por embolização das varizes pélvicas quando causam sintomas ou quando estão associadas à infertilidade. Apesar do efeito que a embolização tem na fertilidade não ser conhecido de forma precisa, é aparente que a embolização das varizes pélvicas poderá tratar a infertilidade secundária à congestão venosa.

O maior estudo focado neste aspecto apenas tinha 12 doentes com infertilidade secundária a varizes pélvicas. Destas 12 senhoras, 8 conseguiram engravidar após a embolização das varizes pélvicas. Vários outros casos isolados têm sido reportados de mulheres inférteis que conseguiram engravidar após a embolização das varizes pélvicas.

Categorias

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    2022-06-24T11:15:01+00:00
    Go to Top