Blog
Embolização das Varizes Pélvicas
Quais são as causas e sintomas das varizes na vagina?
Apesar de as varizes pélvicas darem frequentemente dores, também se podem manifestar pela presença de varizes em locais anormais como na vagina, nas virilhas ou no períneo, em torno dos órgãos genitais externos (vulva) ou peri-anais.
Podem ainda existir varizes na região proximal das coxas, nas regiões glúteas e supra-púbicas. Podem também ser uma causa de recidiva de doença varicosa dos membros inferiores após várias cirurgias.
Uma vez que a veia mais frequentemente afectada nas varizes pélvicas é a veia ovárica esquerda (por razões anatómicas), as varizes na vagina são frequentemente mais acentuadas à esquerda.
Estas varizes na vagina podem ocorrer sem sinais de dores pélvicas crónicas e serem o único sintoma de varizes pélvicas. As varizes na vagina tendem a piorar ao longo do dia, com o ortostatismo prolongado, com o esforço físico e com o calor. Podem surgir ou agravar, ainda, durante e após a gravidez.
– As veias pélvicas estão em redor do útero e ovários e drenam para a veia ovárica esquerda (LOV), veia ovárica direita (ROV) e veias hipogástricas bilateralmente (IIV). Dado o trajecto e terminação da veia ovárica esquerda (LOV), esta é a veia mais frequentemente afectada nas senhoras com varizes na vagina.
– RM de uma doente com varizes pélvicas na dependência de veias ováricas refluxivas e ectasiadas (setas)
– Fisiopatologia das dores pélvicas crónicas nas doentes com varizes pélvicas.
Fontes
Bałabuszek K, Toborek M, Pietura R. Comprehensive overview of the venous disorder known as pelvic congestion syndrome. Ann Med. 2022 Dec;54(1):22-36. doi: 10.1080/07853890.2021.2014556.
Lee RJ, O’Neill DC, Brassil M, Alderson J, Lee MJ. Pelvic vein embolization: an assessment of the readability and quality of online information for patients. CVIR Endovasc. 2020 Oct 18;3(1):52. doi: 10.1186/s42155-020-00143-0.
Marque a sua Consulta
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago