Blog

Embolização Uterina

É possível engravidar após uma embolização uterina?

engravidar embolização uterina

A possível infertilidade é real?

Muitas das pacientes com fibromiomas uterinos e adenomiose que seguimos nas nossas consultas ficam preocupadas com a infertilidade, e querem saber se é possível engravidar após realizar o procedimento de embolização uterina.

Este é um tópico considerado bastante controverso sobre o qual têm sido feitos muitos estudos, dos quais bastantes têm respostas inconclusivas.

Um desses estudos foi realizado pela equipa do Prof. Dr. Tiago Bilhim durante 10 anos, entre 2004 e 2014, em que trataram 350 senhoras que tinham fibromiomas uterinos ou adenomiose por embolização uterina, e todas essas senhoras queriam engravidar após a realização do procedimento.

Estas senhoras foram seguidas durante 6 anos após o seu procedimento, e delas todas, 149 conseguiram engravidar, o que é uma taxa de sucesso de 42%, o que quer dizer que sim, é possível engravidar após a realização de uma embolização uterina apesar de não ser fácil.

Mais resultados

Neste estudo, podemos também ver que 16 destas senhoras que conseguiram engravidar conseguiram ter mais do que 1 filho, e no total houve 150 recém-nascidos de pacientes tratadas pela embolização.

85% destas senhoras tiveram a sua primeira gravidez após o procedimento, portanto elas não tinham conseguido engravidar anteriormente, e o total de recém-nascidos vivos das senhoras que conseguiram engravidar foi de 72%, o que quer dizer que mesmo que ela consiga engravidar existe um risco de um aborto que pode ir até 30% neste tipo de contextos.

As taxas de gravidez espontânea foram de 30% ao final de 1 ano e passaram os 40% ao final dos 2 anos, o que quer dizer que é preciso continuar a tentar pois estes processos de fertilidade demoram algum tempo mas são possíveis, e que o tratamento dos sintomas associados aos fibromiomas ou adenomiose foram tratados na grande maioria das doentes (mais de 80%).

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    By |2022-10-14T10:04:51+00:00Outubro 14th, 2022|Embolização Uterina|0 comentários

    Deixe o seu comentário

    Go to Top