Blog

Embolização do Varicocelo

Varizes nos testículos: o que são, sintomas e tratamentos

varizes nos testículos

O que é a dor no testículo?

A dor no testículo é um sintoma relativamente frequente e que pode ter muitas causas diferentes, desde processos inflamatórios, infeciosos, tumores benignos ou malignos, hérnias inguinais e varizes nos testículos (ou varicocelo). O exame objectivo, complementado por um estudo ecográfico, permitem um diagnóstico específico, sendo que a presença de varizes no testículo ou varicocelo, corresponde a uma das causas mais frequentes de dor testicular.

As varizes nos testículos, ou varicocelo (ou varicocele), também causam frequentemente outros sintomas para além de dor testicular, levando frequentemente ao inchaço ou edema dos testículos. O inchaço nos testículos também pode ter outras causas diferentes das varizes nos testículos ou varicocelo, sendo que o exame objectivo e estudo ecográfico permitem identificar a causa específica na maioria das situações.

O inchaço nos testículos pode ser causado por acumulação de líquido na bolsa escrotal (hidrocelo), por acumulação de sangue (geralmente no trauma) na bolsa escrotal (hematocelo), ou por acumulação de líquido infecioso na bolsa escrotal (pus, piocelo). O inchaço nos testículos pode, ainda, ser causado por tumores testiculares ou por uma hérnia inguinal. Assim, é muito importante o exame objectivo e o estudo ecográfico para diagnosticar as varizes no testículo, ou varicocelo (ou varicocele) e compreender se são a causa da dor e/ou inchaço testicular.

As varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) são dilatações de veias (varizes) em torno do testículo. Localizam-se em volta do testículo, no interior das bolsas escrotais ou escroto (pele que envolve os testículos), sendo muito mais frequentes à esquerda que à direita. Trata-se de uma doença benigna; não sendo cancro nem evoluindo para cancro.

As veias responsáveis pelo varicocelo chamam-se de veias espermáticas ou testiculares e passam no interior do cordão espermático, no trajecto inguinal onde formam o plexo pampiniforme.  O varicocelo é mais frequente à esquerda pois a veia testicular ou espermática esquerda drena para a veia renal esquerda com um ângulo recto, enquanto que a veia testicular ou espermática direita drena para a veia cava inferior com um ângulo mais favorável.

varizes nos testículos
varizes nos testículos

Quais são os níveis de incidência de varizes no testículo que existem?

As varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) são um problema de saúde muito comum do homem, afectando até 15% da população adulta jovem, sendo o seu pico de incidência, ou seja, mais frequente, entre os 15 e 25 anos. Contudo, pode ser detectado em qualquer faixa etária. Existe uma graduação da varicocelo:

  • Grau I – varicocelo pequeno, não visível, sendo palpável apenas com aumento da pressão abdominal (tossir ou fazer força com a barriga);
  • Grau II – varicocele de tamanho médio, não facilmente visível, mas facilmente palpável.
  • Grau III – varicocele grande, facilmente visível e palpável.
varizes nos testículos

Quais são as causas e sintomas das varizes nos testículos?

Não se sabe a causa exacta das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele). O varicocelo forma-se quando as válvulas no interior das veias do cordão espermático ficam insuficientes. Nestes casos o sangue venoso passa a refluir, ou seja, em vez de ir do testículo para cima, passa a refluir, acumulando-se em torno dos testículos, dentro das bolsas escrotais. Isto causa inchaço ou edema com alargamento das veias, fazendo com que a bolsa testicular aumente de dimensões e podendo causar algumas dores. O excesso de peso pode ser um fator de risco para a formação do varicocelo, mas na maioria dos casos não se sabe qual a causa.

As varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) geralmente dão dor no testículo, sensação de peso no testículo ou aumento do tamanho do escroto (pele em volta do testículo). Como é muito mais frequente à esquerda, geralmente estas queixas são à esquerda, ou piores à esquerda. Contudo, muitos doentes podem ter varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) e serem completamente assintomáticos, ou seja não terem qualquer queixa.

varizes nos testículos

É bastante frequente as varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) não darem sintomas e não precisarem de qualquer tratamento. As dores e sensação de peso no testículo causadas pelo varicocelo variam de intensidade, podendo ser apenas ligeiras ou muito intensas, aumentam com a prática de exercício físico, pioram ao longo do dia e melhoram quando o doente está deitado.

Como a congestão venosa no interior do varicocelo depende do efeito da gravidade, estes sintomas pioram com a posição erecta e vão-se agravando ao longo do dia.

As varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) podem não dar dores ou sintomas e a única manifestação ser atraso no desenvolvimento do testículo (quando afecta as crianças) ou dificuldade em engravidar (quando afecta os adultos). O varicocelo pode levar a disfunção dos espermatozoides fazendo com que o homem fique estéril.

Após tratar o varicocelo, geralmente os espermatozoides voltam a ter uma função normal. Mesmo quando o varicocelo é unilateral pode levar à disfunção dos espermatozoides produzidos em ambos os testículos. Numa fase inicial o varicocelo não é visível, contudo com o tempo, o varicocelo pode aumentar de tamanho e tornar-se visível.

Quais são os tratamentos para o varicocelo?

Existem duas opções estabelecidas há mais de 30 anos para tratar as varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele): a cirurgia ou a embolização. A cirurgia é mais invasiva. A embolização permite uma recuperação mais rápida, com menos dores e menos efeitos adversos. A embolização das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) é feita com o doente acordado, sob anestesia local.

É introduzido um cateter na virilha direita ou numa veia do pescoço. O cateter é avançado até às veias dilatadas ou varizes perto do testículo. Quando se alcança este local são injectados produtos que permitem entupir ou bloquear estas varizes. Este processo de bloqueio ou encerramento das veias chama-se embolização.

Permite, assim, tratar os sintomas (dor e aumento ou peso no testículo) e melhorar a função dos espermatozoides ao ocluir todas as veias dilatadas perto do testículo. A embolização das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) é totalmente indolor, dura cerca de 30 minutos e com recuperação imediata. O doente entra e sai pelo próprio pé, não precisa de ficar internado no hospital.

A recuperação após a embolização das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) é excelente, com uma recuperação imediata. No final do procedimento é colocado um penso na virilha ou no pescoço. Como se trata de um procedimento realizado através de uma veia, o doente pode ter alta e começar a andar normalmente 1 a 2 horas após o tratamento.

A recuperação é feita num quarto durante 2 horas. Geralmente os doentes não têm dores e poderão ter alta do hospital no mesmo dia da embolização, ou seja, um tratamento em ambulatório. Recomendamos um descanso ligeiro no próprio dia e evitar grandes esforços físicos no dia seguinte.  O retorno às práticas normais de vida diária pode ser imediato. Como o procedimento não causa dores, geralmente não é preciso nenhuma medicação.

varizes nos testículos

Contudo, em alguns casos de dor ligeira pode ser prescrita medicação analgésica para as dores e anti-inflamatória para diminuir a inflamação que possa surgir após a embolização. E melhoria dos sintomas após a embolização das varizes nos testículos ou varicocelo (ou varicocele) é imediata. No próprio dia o doente nota que o testículo e bolsa escrotal tratado está menos inchado que antes do tratamento.

A sensação de dor e peso que tinha no testículo afectado pelo varicocelo ou varizes nos testículos desaparecem logo no dia seguinte ao tratamento por embolização.  Nos casos de infertilidade e disfunção dos espermatozóides, o retorno à normal função dos espermatozoides pode levar entre 1 a 3 meses. A taxa de sucesso clínico da embolização das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) é de 90% nos casos de dor e de inchaço e permite melhorar o espermograma em 70% dos doentes.

Geralmente a embolização das varizes nos testículos ou varicocelo (ou varicocele) é definitiva, ou seja, dura para sempre. Contudo, a recidiva dos sintomas após um ano pode alcançar 10%-13% dos doentes. Por vezes, após a cirurgia ou embolização, pode haver recidiva das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele). Nestes casos, dependendo do tipo de cirurgia e das alterações efectuadas às veias testiculares, a embolização poderá ser mais difícil. Apesar de não ser possível garantir o sucesso da intervenção, pode sempre ser tentado.

As varizes nos testículos ou varicocelo (ou varicocele) geralmente não têm nenhum impacto na função sexual, eréctil ou ejaculatória. Ou seja, geralmente o varicocelo não causa disfunção sexual, nem está relacionado com a disfunção sexual. Da mesma forma, o tratamento por embolização das varizes no testículo ou varicocelo (ou varicocele) não interfere com a função sexual.

Entre em Contacto.

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    Entre em Contacto.

    Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

      2023-02-17T14:43:16+00:00Fevereiro 17th, 2023|Embolização do Varicocelo|
      Go to Top