Testemunhos

Prof. Dr. Tiago Bilhim

Maria Elisa – Fibromioma Uterino – Embolização Uterina

Maria Elisa Prof. Dr. Tiago Bilhim - Fibromiomas - Testemunho

“Chamo-me Maria Elisa, vivo em Santarém e sou professora. Fui intervencionada há 8 meses no hospital de Saint Louis pela equipa do Dr. Tiago Bilhim. Tinha um fibromioma no útero desde os meus trinta e poucos anos. Foi controlado/monitorizado anualmente pela minha médica ginecologista ao longo de 10/12 anos. Aos 40 anos começou a crescer paulatinamente com algumas paragens ao longo dos anos.

Perto dos 50 anos atingiu o tamanho de uma pequena laranja com já 8 cm. A alternativa seria ser operada, retirar o útero e possivelmente os ovários, uma vez que já não faziam lá nada.
Recusei sempre a fazer este tipo de intervenção sem me terem dado outra alternativa. Achei que não fazia sentido, deveria de haver outra alternativa que nunca me foi apresentada. Resisti sempre à forma como teria de resolver a situação.

maria elisa

Os anos foram passando, tendo no último ano o fibromioma aumentado de volume consideravelmente, havendo a necessidade de resolver a situação o mais rapidamente possível. Insisti com a minha médica para que me indicasse uma outra forma de resolver a situação, tendo-me dado os contactos do hospital de Saint Louis para fazer uma embolização ou uma laparoscopia. Pesquisei na internet, marquei consulta com o Dr. Tiago Bilhim, e foi rápido.

Fui a uma 1.ªconsulta já com uma ecografia feita e o diagnóstico não poderia ser melhor, pela sua localização, a embolização seria a opção mais acertada. Fui informada de como iria ser a intervenção, fiz os exames, enviei por mail, e no final do mês de junho recebi um telefonema do Dr. Tiago Bilhim a informar-me de que estava tudo bem e quando quisesse poderia marcar a embolização. Marquei, e no dia 2 de julho de 2021 fiz uma embolização através da introdução de um cateter pelo pulso do braço esquerdo.

Saí no próprio dia pelo meu próprio pé, com as dores controladas e com a prescrição de medicação. Tive algumas dores durante alguns dias, que controlei sempre com a medicação. Nos primeiros meses senti um enorme alívio na bexiga. Não tinha noção de que andava constantemente na casa de banho. Melhorei significativamente o trato urinário, o abdómen diminuiu e o fluxo menstrual normalizou.

maria elisa

Aos 6 meses fiz novos exames para avaliar a situação. O fibromioma reduziu o seu tamanho em 67%, tendo tido alta do hospital, fazendo uma vida perfeitamente normal.

Foi a melhor decisão que tomei. Congratulo-me com o facto de ter resistido sempre à remoção do útero e dos ovários. Deixo o meu agradecimento a toda a equipa do Dr. Tiago Bilhim pela sua dedicação e rapidez na resolução do problema”.

Categorias

Marque a sua Consulta

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago