Casos Clínicos
#09 Aumento do volume da próstata
Paulo, 57 Anos – Aumento do volume da próstata – Embolização Prostática
O Paciente
O paciente é o Sr. Paulo, de 57 anos, que sofria de hiperplasia benigna da próstata desde os 48 anos, cuja próstata na altura da consulta tinha 42cm3, que é considerado um aumento relativamente acentuado da glândula prostática.
Para além do volume elevado, tinha antecedentes na família de cancro da próstata e desta patologia.
Os sintomas que o levaram a procurar um tratamento era uma evolução adversa do fluxo urinário e da noctúria, o que acabou por comprometer o seu desempenho profissional e a sua qualidade de vida.
Porquê a embolização prostática?
“Neste quadro, iniciei uma pesquisa sistemática sobre as diversas terapêuticas suscetíveis de minimizar essa patologia, com destaque para a medicamentosa, a embolização e a ressecção transuretral da próstata, atentos ao nível de risco de incontinência ou de impotência, a penosidade e recuperação do procedimento, assim como a probabilidade de sucesso e melhoria sintomática, entre outros fatores.”
Por outras palavras, Paulo descobriu que existia um risco de incontinência ou impotência derivado às opções cirúrgicas, para além da recuperação prolongada que elas trazem, o que o levou a procurar uma opção de tratamento menos invasiva com uma recuperação rápida e indolor como a embolização prostática.
A seleção da Equipa
“Da extensiva análise que efetuei, concluí que a embolização bilateral das artérias prostáticas era o procedimento mais ajustado ao meu caso. E da pesquisa subsequente que realizei, deduzi que a equipa do Professor Tiago Bilhim e do Dr. Nuno Costa seriam a opção mais indicada, em face da investigação, da experiência e do profissionalismo demonstrado.”
O dia do procedimento
“O procedimento demorou menos de 90 minutos com anestesia local; o recobro consumiu cerca de 2h; não necessitei de administrar analgésicos nos dias subsequentes; e o desconforto com a frequência noctúria na primeira noite foi perfeitamente tolerável. A seguir a recuperação foi célere.”
A recuperação do procedimento de embolização é quase imediata, com melhoria da qualidade de vida do paciente e redução dos sintomas que o levaram a procurar o procedimento.
Melhor qualidade de vida
“Os resultados do procedimento superaram as minhas melhores expectativas. Logo nas primeiras duas semanas a noctúria cessou; o fluxo urinário melhorou significativamente; e o atraso miccional inicial extinguiu-se.
Por tudo isto, louvo e agradeço ao Professor Tiago Bilhim e ao Dr. Nuno Santos e aos demais profissionais da sua equipa estes resultados que melhoraram significativamente a minha qualidade de vida.”
Marque a sua Consulta
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago