Blog
Geral
Professor Pisco: o legado da Radiologia de Intervenção
A minha génese como Radiologista de Intervenção esteve, está e estará sempre ligada ao meu Grande Mentor, Mestre e Professor – o estimado e saudoso Professor Pisco. Foi o Professor Pisco que me convenceu a ser Médico Radiologista, de forma a poder desenvolver a Radiologia de Intervenção e os tratamentos minimamente invasivos por embolização.
O percurso pioneiro na Radiologia de Intervenção
A área da Radiologia de Intervenção, da embolização, da embolização uterina, da embolização prostática, entre tantos outros tratamentos de Radiologia de Intervenção, foram implementados em Portugal e por todo o mundo com base no seu esforço e entusiasmo. Eu tive o prazer e a honra de o acompanhar em todos estes processos nos últimos 20 anos da sua atividade clínica.
Conhecido pela maioria do meio Médico Nacional como Professor Pisco, marcou a Medicina Portuguesa e mais concretamente a Radiologia Nacional e Internacional com o seu trabalho, deixando um extenso legado. Diferenciou-se na área da Radiologia de Intervenção, à qual dedicou grande parte da sua vida profissional e pessoal.
Fez o Internato da Especialidade de Radiologia nos Hospitais Civis de Lisboa de 1972 a 1975. Em seguida fez um Fellowship em Radiologia Cardíaca no National Heart Hospital de Londres de 1975 a 1976. Posteriormente perseguiu uma carreira internacional, ocupando os cargos de Fellow, Instrutor e Assistente de Radiologia na Universidade de Louisiana nos EUA entre 1977 e 1980. Esta ligação aos EUA marcou toda a sua carreira, na forma de abordar a Medicina, o Ensino e a Investigação.
“See one, do one, teach one“
Quem conheceu e trabalhou com o Professor Pisco sabe que o seu lema era muito americano: “see one, do one, teach one”. Regressou a Portugal na década de 1980 e, desde então, foi um dos pioneiros na implementação da Radiologia de Intervenção a nível nacional.
Foram quase 40 anos a formar Radiologistas de Intervenção em Portugal, sempre disposto a partilhar os seus conhecimentos e competências técnicas em angiografia. Os primeiros 20 anos da carreira nacional foram passados como Director do Serviço de Radiologia do Hospital de Santa Marta, entre 1980 a 1998. Em seguida foi Director do Serviço de Radiologia do Hospital de Pulido Valente, de Outubro de 1998 a Setembro de 2005, quando deixou o Sistema Nacional de Saúde.
Assumiu o cargo de Director do Serviço de Radiologia de Intervenção do Hospital Saint Louis, desde Setembro de 1998 até aos últimos dias de vida, sempre com enorme energia e entusiasmo.
Como foi trabalhar e aprender com o Professor Pisco?
Foi no Hospital Saint Louis que conheci e comecei a trabalhar com o Professor Pisco no início deste século. Primeiro como estudante de Medicina, e mais tarde como Médico Interno de Radiologia, dei os meus primeiros passos como Radiologista de Intervenção de mão dada com o Professor Pisco na sala de angiografia. Desta forma, quer o Professor Pisco, quer o Hospital de Saint Louis ficam para sempre marcados na minha memória, pois constituíram o meu berço como Radiologista de Intervenção.
Infelizmente, em 2019 o Professor Pisco viria a falecer, tendo eu assumido a responsabilidade de manter a Radiologia de Intervenção viva e enérgica, assumindo a direcção do serviço de Radiologia de Intervenção do Hospital de Saint Louis. Já este ano de 2023, no mês de Abril, o Hospital de Saint Louis encerrou a sua actividade clínica. Não podia deixar o legado do Professor Pisco desaparecer, pelo que demos continuidade a toda a actividade clínica de Radiologia de Intervenção, através dos tratamentos de embolização, da embolização uterina, da embolização prostática, da embolização do varicocelo e das varizes pélvicas.
O entusiasmo era, de facto, uma das imagens de marca do Professor Pisco que nunca se cansava de enaltecer as vantagens do fabuloso mundo dos tratamentos minimamente invasivos de embolização e da Radiologia de Intervenção.
Através do caminho que percorremos juntos no Hospital de Saint Louis, deixámos um enorme legado e impacto na vida de milhares de doentes tratados, com mais de 2300 doentes com fibromiomas uterinos tratadas por embolização uterina e mais de 1800 doentes com hiperplasia benigna da próstata tratados por embolização prostática.
Quais foram os avanços deixados pelo Professor Pisco na Radiologia?
O Professor Pisco implementou muitos dos tratamentos de radiologia de Intervenção em Portugal como: angioplastia transluminal percutânea; fibrinólise intra-arterial; colocação de endopróteses arteriais e venosas por via percutânea; embolização arterial através de catéter; aplicação de citostáticos por via intra-arterial; quimioembolização; colocação de filtro na veia cava inferior; embolização do varicocelo e das varizes pélvicas.
O trabalho clínico e científico com maior impacto foi na embolização uterina de fibromiomas uterinos, onde foi essencial para a implementação em Portugal.
Qual foi o impacto da embolização prostática?
Nos últimos 10 anos em que trabalhamos juntos, implementamos uma nova opção de tratamento para os doentes com hiperplasia benigna da próstata – a embolização prostática.
Juntos mostramos e provamos à comunidade científica nacional e internacional que a embolização prostática é segura e eficaz no tratamento da hiperplasia benigna da próstata.
O nosso trabalho levou a que centenas de médicos estrangeiros viessem ao Hospital de Saint Louis para aprender a técnica da embolização prostática no tratamento da hiperplasia benigna da próstata.
Igualmente, centenas de doentes estrangeiros com hiperplasia benigna da próstata vieram ao Hospital de Saint Louis para serem tratados por embolização prostática.
O Professor Pisco já nos deixou e o Hospital de Saint Louis fechou: cabe-me a mim dar seguimento à sua vida e paixão através dos tratamentos de Radiologia de Intervenção, de embolização, da embolização uterina, da embolização prostática, entre tantos outros tratamentos de Radiologia de Intervenção.
Em nome de todos os doentes que o Professor Pisco tratou e salvou, de todos os alunos de Medicina que ajudou a formar (eu entre eles), de todos os Radiologistas que ensinou (eu entre eles), um muito bem-haja. O Professor Pisco e a sua obra seguem vivos em cada tratamento minimamente invasivo de Radiologia de Intervenção, de embolização, de embolização uterina, de embolização prostática que seja feito; em cada doente que seja tratado.
Entre em Contacto.
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago
Entre em Contacto.
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago