Blog
Embolização das Varizes Pélvicas
Dores pélvicas, menstruais ou durante o acto sexual? Saiba as causas possíveis!
Infelizmente as dores pélvicas são um sintoma pouco específico, ou seja, podem ter muitas causas diferentes. Desta forma, pode ser muito difícil identificar o problema concreto ou doença que causa estas dores.
Além disso, podem existir muitas doenças pélvicas femininas que podem não ser a causa da dor. Ou seja, pode ser feito um tratamento para uma determinada doença da doente que afinal não trata as dores porque a causa seria outra. Desta forma, a avaliação destas doentes deve ser exaustiva e multidisciplinar com recurso aos médicos de família, ginecologistas e radiologistas de intervenção uma vez que existem muitas causas potencialmente tratáveis de dores pélvicas que os radiologistas de intervenção conhecem e sabem tratar de forma diferenciada.
As dores pélvicas como único sintoma são pouco esclarecedoras, pelo que muitas vezes procuramos mais informação como: altura das dores durante o período ou fora do período menstrual, altura do dia em que têm mais dores, dores durante o ato sexual, história familiar e antecedentes pessoais relevantes, alterações ao exame objetivo, antecedentes de varizes dos membros inferiores ou na região pélvica, gravidezes e partos prévios.
Sintomas associados que possam ser relevantes na avaliação destas doentes: hemorragias uterinas abundantes ou irregulares e aumento das dimensões do abdómen. Posteriormente são avaliados exames de imagem que frequentemente ajudam a esclarecer o diagnóstico, ou seja, a doença que possa causar estas dores. Geralmente é efetuada uma ecografia ginecológica e/ou uma ressonância magnética pélvica.
Dentro das causas mais frequentes de dores pélvicas e que possam ser tratadas por embolização por radiologistas de intervenção destacamos: miomas uterinos, adenomiose e varizes pélvicas (também conhecido como síndrome de congestão venosa pélvica). Estas 3 doenças são algumas das causas mais frequentes de dores pélvicas nas doentes em idade fértil, ou seja, durante a idade adulta até à menopausa.
Para saber mais sobre fibromiomas uterinos, adenomiose ou varizes pélvicas, tratamentos preservadores da função sexual, embolização e tratamentos minimamente invasivos, preencha o formulário a baixo.
Entre em Contacto.
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago
Entre em Contacto.
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago