Blog
Embolização Prostática
Quais as opções de tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata
O tratamento da hiperplasia benigna da próstata
A hiperplasia benigna da próstata corresponde a um aumento do volume prostático benigno, ou seja, que não é considerado cancro da próstata, que vai ocorrendo ao longo da idade. Assim, nos últimos 30 a 40 anos da vida dos homens (normalmente a partir dos 50 anos), grande parte deles irá sofrer desta condição.
Por causa disso, os pacientes que têm hiperplasia benigna da próstata devem ser seguidos e acompanhados por médicos que sabem gerir este problema ao longo das últimas décadas de vida.
Este problema normalmente tratado como se fossem “degraus de uma escada”, ou seja, começa-se pelo tratamento menos invasivo que é a medicação. Até à implementação da embolização prostática não havia mais nenhum degrau para além do da cirurgia convencional, o que é um tratamento bastante invasivo e que pode causar efeitos adversos e complicações associadas que a maioria dos homens deseja evitar, como a impotência e incontinência.
A embolização prostática como tratamento
Com a embolização prostática, foi criado este “degrau intermédio” entre a medicação e a cirurgia pelo facto de ser um tratamento minimamente invasivo, que é realizado há mais de 50 anos noutros orgãos, e neste momento estabeleceu-se como uma opção menos invasiva que a cirurgia e mais eficaz que a medicação cujos efeitos são bastante semelhares ao da cirurgia mas sem as complicações associadas e com uma recuperação imediata.
Hoje em dia é perfeitamente aceitável considerar a embolização prostática como uma opção de tratamento prévia à cirurgia para os doentes que a estão a ponderar ou nos doentes que continuam com sintomas apesar de tomarem a medicação.
Marque a sua Consulta
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago
Deixe o seu comentário