Blog
Embolização Prostática
Quanto tempo dura o efeito da embolização prostática?
Muitas vezes, o Prof. Dr. Tiago Bilhim recebe pacientes que sofrem de hiperplasia benigna da próstata (HBP) e que procuram uma alternativa à cirurgia convencional e à medicação, que em certos casos os resultados são insuficientes. Desta forma, acabam por recorrer à embolização prostática, uma solução eficaz e pouco invasiva. Ainda assim, muitos deles questionam quanto tempo dura o efeito da embolização prostática e se podem repetir o procedimento, caso seja necessário.
“O efeito da embolização prostática dura quanto tempo?”
A embolização prostática normalmente tem um efeito muito acentuado e melhora muito a qualidade de vida. 90% das queixas urinárias dos pacientes desaparecem no primeiro ano, o que quer dizer que 9 em cada 10 pacientes melhoram.
A esmagadora maioria dos pacientes tem uma melhoria significante dos seus sintomas, contudo é importante ter a noção que nem todos os pacientes respondem bem ao tratamento.
Normalmente estes senhores que melhoram muito permanecem com uma melhoria franca dos sintomas pelo menos durante 3 a 5 anos, e depois disso é possível que exista uma recidiva dos sintomas, ou seja, pode voltar a existir um possível agravamento das suas queixas urinárias.
“Posso repetir o procedimento da embolização?”
Assim, até 75% dos pacientes que nós seguimos aos 5 anos ou acima dos 5 anos ainda se encontram bem, mas aproximadamente 25-30% dos doentes tratados podem vir a precisar de mais um tratamento, que pode ser voltar à medicação, repetir a embolização prostática ou avançar para a cirurgia prostática.
A embolização prostática não exclui uma possível cirurgia pois esta pode ser efetuada independentemente de se ter feito 1, 2 ou mais embolizações.
Ainda assim, a embolização prostática pode voltar a ser realizada no paciente, mas tem de haver a noção que os doentes que voltam a repetir o procedimento são os que tiveram recidiva de sintomas passados alguns anos da embolização anterior, pois os doentes que não melhoraram após a primeira embolização raramente melhoram após realizarem o procedimento outra vez.
Marque a sua Consulta
Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago
Deixe o seu comentário