Blog

Embolização Uterina

Sabia que 35% a 50% das mulheres sofrem de fibromiomas uterinos?

mulheres fibromiomas uterinos

Os fibromiomas, leiomiomas ou miomas são tumores benignos que nascem nas paredes do útero. São tumores benignos que se desenvolvem desde o início da idade fértil após a primeira menstruação e que terminam com a menopausa. Isto porque são tumores que estão dependentes do estímulo hormonal da progesterona e estrogéneos para se desenvolverem e crescerem. A sua dimensão pode ir de alguns milímetros a mais de 20 cm.

Entre 20 a 40% das mulheres em idade fértil são portadoras de fibromiomas, sendo a sua frequência de cerca de 70% nas africanas. Os miomas sintomáticos (com queixas) ocorrem em aproximadamente 25%-50% das mulheres em idade fértil.

De acordo com a localização dos fibromiomas dentro do útero, classificam-se em:

  • Fibromiomas sub-serosos – desenvolvem-se na porção externa da parede do útero e crescem para fora – podem causar dor na região pélvica e/ou na região lombar, sensação de peso e aumento de volume do abdómen, obstipação, frequente necessidade ou dificuldade em urinar.
  • Fibromiomas intra-murais – os mais frequentes que se desenvolvem na parede uterina, no miométrio – podem causar hemorragia uterina abundante, dores pélvicas intensas, dor durante as relações sexuais e infertilidade.
  • Fibromiomas sub-mucosos – são os menos frequentes, desenvolvem-se na superfície interna das paredes da cavidade uterina, no endométrio, crescendo para o interior da cavidade uterina – podem causar períodos menstruais prolongados por vezes mesmo com hemorragias que podem conduzir à anemia, e dificuldade em engravidar ou abortos de repetição.

Para saber mais sobre fibromiomas uterinos, tratamentos preservadores da função sexual, embolização de fibromiomas uterinos e tratamentos minimamente invasivos, preencha o formulário abaixo!

Categorias

Entre em Contacto.

Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

    Entre em Contacto.

    Submeta o formulário em baixo para marcar a sua consulta com o Dr. Tiago

      2023-12-13T15:07:51+00:00
      Go to Top